terça-feira, 12 de agosto de 2014

Tacita T-Race, Moto elétrica no Off Road!


A italiana Tacita Motorbike vem desde 2009 desenvolvendo seu modelo de moto off-road elétrica. A primeira aparição pública foi em 2012 no Rally Merzouga, disputado no Marrocos. Apesar de ser a última motocicleta a recer a bandeirada, o objetivo da equipe de completar a prova e recolher informações sobre o desempenho e durabilidade foi cumprido.

Agora a marca chega à fase final de desenvolvimento e se prepara para o efetivo lançamento no mercado. Essa semana a motocicleta passou pelos testes de homologação da DEKRA, instituto alemão de segurança automobilística.

"Só precisamos acertar toda a papelada para finalmente vender a moto em suas três versões: Rally, Enduro e Cross", comentou PierPaolo Rigo, diretor da empresa.



Diferente de outras motocicletas elétricas a Tacita traz algumas novidades interessantes. Uma delas é o motor (e seu controlador) elétrico com circuito de refrigeração líquida. "A melhor eficiência do motor é obtida com temperatura constante entre 40 e 60º. Uma melhor refrigeração significa maior autonomia e consistência no desempenho", diz Rigo.

Outro destaque da Tacita é o câmbio de 5 marchas e embreagem hidráulica, um diferencial e tanto em relação à maioria da outras motocicletas elétricas que possuem apenas uma marcha. O conjunto pedal de câmbio e manete de embreagem aproximam a pilotagem a dos modelos a combustão que estamos acostumados e deve melhorar muito o controle sobre a motocicleta e, claro, o prazer de pilotagem.






Bateria

A bateria de Lítio suporta mais de 2000 recargas, segundo o fabricante. O modelo Rally pode também receber uma bateria adicional traseira. A autonomia, ainda o verdadeiro calcanhar de Aquiles dos veículos elétricos, varia de 20 minutos a 4 horas conforme a configuração.

O motor pode ser operado no modo "Sport" ou "Eco" de acordo com a vontade do piloto e a necessidade de desempenho ou autonomia. Quando a bateria chega a 20% de sua carga um terceiro modo entra em operação automaticamente: a "Reserva" reduz ainda mais o desempenho e indica a urgência em recarregar a bateria.


O piloto pode também ajustar o freio motor em dois modos, um mais forte para recuperar a carga da bateria e outro para proporcionar mais suavidade na tocada.

Além dos componentes "exóticos" os modelos usam peças de primeira qualidade também encontradas nas queimadoras de gasolina atuais. Aros DID, Garfo dianteiro Marzocchi e amortecedor Ohlins, montados em quadro de cromo molibdênio integram a Tacita.

Está pronto para a moto elétrica? Se segura que ainda falta uma coisa: o preço! Quem quiser uma Tacita deve estar disposto a desembolsar entre 19.436 e 30.379 Euros, algo entre R$ 60.937,00 e R$ 95.247,00 pela cotação de hoje, ainda sem os impostos brasileiros.

Husaberg, sonho de todo piloto

Um belo papel de parede da Husaberg que passou toda sua tecnologia para as atuais Husqvarna

Husaberg Wallpaper Enduro

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Motos para trilha - XTZ 125

Olá Pessoal, vamos começar uma série de matérias que poderão ajudar muito que ainda não pode comprar uma moto própria pro esporte, e opta em preparar uma moto de rua.

Hoje falaremos da XTZ 125 da Yamaha, moto lançada em setembro de 2002 para competir com a Honda XLR 125R.



Nos anos 90 a opção de entrada no mundo das trilhas era sem dúvidas a DT 180, porém com o passar dos anos as motos 4 tempos foram tomando conta do mercado e a XTZ tornou-se uma ótima opção para curte uma volta nos fins de semana. Claro que a moto tem suas limitações, o motor de 125 cilindradas é valente e com alguns ajustes na carburação e na relação pode romper morros íngremes.

Uma vantagem da XTZ 125 é seu cômodo, onde o piloto desliza sobre a moto sem dificuldade. Seu peso é um grande diferencial, por ela ser leve (em torno de 100 quilos), a trilha fica menos desgastante.




Abaixo estão algumas preparações para trilhar com sua XTZ, As que estão de vermelho são as essenciais!

O post ainda não acabou...


Relação.

  • Coroa 54 dentes ou mais
  • Pião 14 original ou o de 13 (de cg 125 antiga, cg bolinha) Você vai perder na alta mais vai ficar com muita força em baixas rotações
  • Lubrifique sempre, com óleo grosso (pode ser o óleo de motor já usado, queimado) ou graxa branca para corrente de moto.
Motor

  • Carburador da CG 150.
  • Comando bravo.
  • Filtro de gasolina pequeno, para evitar entrar sujeira no carburador
  • KIT sobre medida no seu cilindro original +3,5mm (Kit 140cc).
  • Troque de óleo a cada três ou quatro trilha e verifique sempre o nível do óleo ANTES das trilhas.
  • Vela iridium.
  • Troca do escape por um menos restritivo.
  • Curva de escape redimencionada
  • Uumedeça o filtro de ar com óleo 2 tempos.

Suspensão

  • Na suspensão dianteira revise tudo e adicione mais 10 ml de óleo em cada bengala. Se as molas estiverem “cansadas”, um pouco mais baixo que o normal, coloque um “cauço” de 5 cm em cada bengala. Este cauço é feito com pedaço de uma outra mola igual, corte 5 cm e adicione a mola original).
  • Na suspensão traseira coloque a regulagem no máximo.

Outros

  • Retire tudo o que não vai usar na trilha/cross e que fatalmente ira quebrar e machucar alguém numa queda: porta placa traseiro, conjunto de piscas e lanterna traseira, espelhos retrovisores, pedaleira traseira. O farol é opcional.
  • Não retire o apoio de não do passageiro, pois ele pode te ajudar a desatolar a moto
  • Não retire o descanço lateral.
  • Não retire a chave
  • Não retire o corta corrente.
  • Pedaleiras mais larga
  • Retire a capa do pião, para facilitar a limpeza e evitar juntar lixo/lama.
  • Retire o protetor de corrente.
  • Protetor de motor.
  • Protetor de mão.
  • Coloque um bom guidão, pois o original e muito fraco e entorta muito fácil
  • Guia de corrente
  • E é claro , um bom par de Pneus para trilha, cuidado para não colocar um pneu muito grande na roda traseira, pois a moto além de ficar pesada, o motor terá que trabalhar mais para romper no barro.
Confira outras dicas de preparações


    E lembre-se


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      Foto da Semana 04

      Trilha Papo Motocross Amigos
      Aquele papo antes da trilha!

      Pulando um quebra-molas, era desse jeito!


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