terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Brazlândia Extreme! Vídeo novo no canal, confira!


Tem vídeo novo no canal do YouTube galera: Brazlândia Extreme, 75 kms de muita trilha boa. O dia começou com um tempo bonito mas a tarde São Pedro não perdoou. Foi bom que trouxe mais adrenalina (e roiadas) para a trilha! Lugares espetaculares, paisagens de cartão postal. Confira:


Não esqueça de se inscrever no canal! >>> https://www.youtube.com/c/fernandogarciasbt

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dicas para Iniciantes no Motocross, Supercross e Trilha!




Dicas importantes para quem vai iniciar no MotoCross/ Supercross (o que ninguém gosta de ensinar).
Após presenciarmos muitos pilotos de MX/ SX começarem no esporte e por falta de informação ou orientação adequada acabam desistindo do MotoCross ou

Supercross. Como o nosso campeonato regional (norte-mineiro) deverá começar nos próximos dias e percebemos que este ano muitos irão estrear na modalidade, resolvemos divulgar algumas dicas básicas de MX/ SX.

Muitas das dicas abaixo já foram divulgadas, outras nem tanto. A idéia não é ser o primeiro, mas sim, ajudar aqueles que estão iniciando no Motocross, um dos esportes de maior beleza estética e de emoção que existe (se duvidar basta comparar uma foto de MX com uma foto de futebol) e que no ano passado atraiu mais de 5.000 pessoas por etapa no Circuito Inter TV de Supercross, Campeonato Norte Mineiro.

Qual moto comprar?

Nos Estados Unidos existe uma escala de evolução com as motos. A medida que se vai evoluindo na técnica, o mesmo acontece com as motos. 60, 80, 125 2t (School Boys), 250f, 450 (alguns ainda preferem 250 2t). Reparem que os meninos da 80cc não vão direto para 250 4 tempos, ele passam a categoria 125 2t que é a “moto escola” do mx, onde se aprende realmente a andar. Lá definiram a School Boys para 125cc. Também existe vários campeonatos com 125 iniciante, 125 intermediária e 125 Pró, para os adultos e veteranos.

No Brasil, muitos não tiveram a oportunidade de começar no esporte cedo, mas devido a “onda” 4t, os iniciantes estao comprando 250f e até mesmo 450, a última moto na escala de evolução do mx.

Pode até ser vantagem no começo adquirir a 250f, mas sua evolução vai ficar restrita as facilidades da tocada de uma 4 tempos e só. Além disto, 4t exige um mecânico competente, que também verifica o desgaste das peças no período correto e uma tocada mais refinada do piloto. Se ficar estourando o giro e pendurando demais na embreagem os prejuízos serão certos. Outro detalhe: ligar uma 4t no tranco, nem pensar!

Com persistência a bordo de uma 125, o piloto iniciante realmente vai aprender a andar no mx e quando passar a 250f, utilizará melhor o que a moto pode oferecer. 

Não podemos esquecer do seguinte: moto ajuda, mas o que manda é o piloto. Em várias corridas, temos a oportunidade de ver pilotos de 125 e 250 2t, ficando a frente das 4t na linha de chegada. Por falar em 250 2t, é a melhor moto custo/benefício na relação manutenção/potência. É uma excelente moto, mas exige preparo físico e técnica.

Comprei a moto. O que fazer?


1- Verificar o posicionamento dos seguintes itens:

guidão (o ideal é um pouco a frente)

manetes (devem ficar um pouco abaixo do guidão)

pedal de freio (um pouco acima da pedaleira)

pedal de marcha (no mesmo nível ou um pouco acima da pedaleira)

altura dos garfos na mesa (mais acima melhora em curvas de baixa e piora em alta velocidade, mais baixo piora nas curvas de baixa e melhora em alta velocidade)

2- Acertar suspensões, carburação.

Esta parte necessita de um bom mecânico. Montador e lavador de moto tem muitos, mas preparadores são poucos. Exige também um feeling do piloto. Ele deve saber passar para o mecânico o que está acontecendo com a moto. Mas isto vem com o tempo. Vai ajudar procurar entender o funcionamento das suspensões e da carburação pra começar.

3- Relação

Verifique qual o número da relação na moto (número de dentes do peão e coroa). Ela pode estar muito reduzida ou muito longa.

Qual combustível usar?
Os mais usados são Pódium, Comum com Pódium, Comum e até de aviação. Seja qual for utilizar, a regulagem na carburação vai ser alterada para cada tipo de combustível.

Onde regulo as suspensões?

Suspensão traseira: o parafuso de compressão e a porca para compressão em alta velocidade, ficam na parte de superior do amortecedor traseiro e o parafuso do retorno na inferior.

Suspensao dianteira: se for Showa, a compressão é em cima e o retorno é em baixo, se for Kayaba o contrário. Em cima também fica o parafuso para retirada do ar, mas deve ser feito com a moto sobre um cavalete.

Como regulo as suspensões?
Esta regulagem varia de acordo com o peso e nível de pilotagem dos pilotos. Nos parafusos de compressão e retorno feche todos os cliques e vá contando até abrir todos os cliques. Feche tudo de novo e coloque na metade de cada regulagem. Esta é a regulagem padrão e está longe da ideal. É a partir daí, que andando na pista, você vai realizar o ajuste fino das suspensões. Quanto mais fechar os cliques de compressão, mais dura ficará a suspensão e quanto mais abrir, mais macia. Nos cliques de retorno, quanto mais fechar, mais lento ficará o retorno e quanto mais abrir, mais rápido.

Iniciantes tendem a deixar a compressão muito macia e o retorno muito lento. Como não conseguem “emendar” alguns obstáculos, a suspensão nesta regulagem fica mais suave para cair antes da recepção, mas em curvas e em velocidade ficará péssimo. Lembrem-se: mx foi feito para cair nas recepções dos obstáculos e não antes. A regulagem mais adequada é uma compressão mais dura, pois a medida que o nível do piloto aumenta, a tendência é zerar qualquer tipo de pista e caindo nas recepções, não há necessidade de suspensões macias. Com relação ao retorno, este não pode ser muito lento e nem muito rápido. Tem que ter paciência para achar o ponto ideal.

Também se deve regular o *SAG de acordo com o seu peso e deverá fazê-lo vestindo todo seu equipamento. Neste item o seu mecânico poderá ajudá-lo. Um excelente preparador de suspensões que sempre indico é Orfeu Trajano da Aftershocks. *SAG (diferença da altura da suspensão traseira toda esticada com altura da suspensão traseira com o piloto sobre a moto).

No caso do parafuso de compressao de alta velocidade, abra o parafuso até o fim e feche variando uma volta e meia a duas voltas e meia. Este também vai ser de acordo com o piloto.

Se for moto zero, lubrifique os links da balança, caixa de direção, troque o óleo de caixa e faça um reaperto geral.

Quais equipamentos devo comprar?
Parece uma pergunta óbvia mas não é. Além de capacete, óculos, colete, calça, camisa, cinta, luvas, botas, queria destacar o seguinte: NÃO EXISTE FAZER MX DE JOELHEIRA! Tem que ser brace E DE QUALIDADE! Se economizar neste item, com certeza irá ter problemas sérios de joelho no primeiro tombo que exigir um brace de qualidade. Outro equipamento que não deve ser desconsiderado é uma bota, entra no mesmo caso do brace: TEM QUE SER DE QUALIDADE! Qualidade não quer dizer mais caro. Na dúvida entre em contato conosco.

Quais equipamentos devo comprar para a moto?

No começo só um equipamento é essencial: um bom guidão. Não caia na “onda” de comprar cano, ponteira, etc. Ande com a moto original e a medida que for sentindo necessidade de um “upgrade” faça no devido tempo.

Cheguei na pista o que fazer?

Antes de colocar o equipamento, alongue todos os músculos do corpo, não só a moto dever ser aquecida mas o corpo também. Após o alongamento, dê uma “namorada” na moto. Confira tudo, água radiador, folgas em rolamentos, raios. Confira se não esta faltando nada ou fora do lugar. Após o aquecimento da moto, quando for entrar na pista, ande umas duas voltas devagar, para reconhecimento e aquecimento do corpo.

Como me preparar fisicamente?

O mx é um esporte ímpar, aliás, não é só um esporte, é um estilo de vida. Não basta treinar somente a técnica com a moto. É preciso melhorar os hábitos alimentares, evitar ou diminuir bebidas alcoólicas, dormir bem. Além disto, a preparação fisica também é específica. Motocross exige resistência física e ao mesmo tempo força muscular para suportar os impactos constantes. Sendo assim, somente ficar “bombado” não vai resolver e cuidar só da parte aeróbica também não. O treinamento deverá englobar ambos.

Meus braços estão “travando” o que fazer?


Existe uma cirurgia para acabar com travamento de braços, mas esta é um medida para poucos. A maior parte dos pilotos tem os braços travados por posicionamento incorreto na moto, ou seja, estão “pendurados” na moto. Nada mais errado do que expressão “tem que ter braço para fazer mx”. O motocross exige pernas, os braços devem ficar soltos, sem fazer força com as mãos no guidão. Por isto acontece os travamentos. Alivie as mãos do guidão no ar durantes os saltos e seu problema de travamento vai acabar.

Compensa fazer um curso de pilotagem?

Com certeza. Motocross é física. Entenda alguns fundamentos da física e entenderá como o posicionamento é importante. A moto possui um centro de gravidade. O piloto deve ficar sobre o centro de gravidade da moto. Por isto nas curvas se deve fazer força na pedaleira de fora da curva e a perna interna servirá como um pêndulo. A distribuição de peso também é fundamental. Quando se está acelerando o piloto deverá se posicionar para a frente e durante as frenagens para trás.

Freios- Quem pára a moto é o freio dianteiro! Outra dica: quando estiver freiando não se deve apertar a embreagem. Deve se utilizar “o motor” para diminuir a velocidade. Se apertar a embreagem a moto ficará solta e sem controle. No mx, exceto em alguns casos, se não estiver acelerando vai estar freiando. A moto não deverá ficar solta. Se passar em trecho de baixa velocidade volte o acelerador, mas sem cortar totalmente a aceleração. Também não se deve “travar” a roda traseira, exceto em curvas com escoras altas, estilo SX.

Curvas- O piloto só senta pouco antes de fazer a curva e logo após a curva, volta a posição do centro de gravidade com as pernas flexionadas. Exceto quando for pegar tração ou emendar obstáculos próximos as curvas. Neste caso, sentar ajudará. O desafio de pilotar bem é diminuir a lacuna entre as frenagens das curvas e retomada da aceleração. Quando menor a lacuna, mais rápido o piloto será.

Saltos- Mantenha a aceleração constante na aproximação do salto. Olhe sempre para frente. A medida que for subindo no obstáculo, o posicionamento do corpo irá a frente. No ar, o corpo vai se deslocar para trás e quando estiver aterrissando volta para a frente, acelerando novamente ao tocar no solo. Se no ar a moto subir muito a frente, pise no freio para descê-la e se estiver muito baixa, acelere que a frente subirá.

Há várias outras dicas e existem muitos cursos disponíveis. Indicamos o do Geraldo Starling www.gstarling.com.br, pois explica tudo acima mais detalhadamente e também alguns pilotos que ministram o curso de pilotagem como: Tonico Miranda, da cidade de Três Pontas e Rodrigão, da cidade de Montes Claros.

Como devo me comportar em dias de corrida?

Antes de encarar uma corrida, certifique- se que conseguiu um mínimo de dominio sobre a moto ou então poderá se machucar e também machucar outros pilotos.

O Box é um local de confraternização, descanso e concentração. Muitos pilotos passam “a mil” nos boxes, fazendo barulho e jogando poeira em todos. Estes mesmos “pilotos de box”, na pista, são os mais lentos. Alguns pais também começam ensinando os filhos errado. Colocam os meninos de 50 ou 60 para treinar nos boxes.

Durante a corrida, respeite os adversários, faça ultrapassagens limpas e seja consciente, na dúvida se um piloto bem a sua frente irá “emendar o salto” tire a mão. Muitos acidentes acontecem com pilotos caindo em cima de outros pilotos. Piloto “Kamikase” é muito diferente de piloto agressivo.

Qual categoria devo correr?

Procure provas que separa a categoria Estreante da Intermediária. Provas onde só existem Intermediária ou Amador, o iniciante no motocross não tem a menor chance. A medida que for evoluindo a tocada, suba de categoria, não fique “pegando vaquinha” como muitos pilotos fazem. Além de desestimular os iniciantes, o piloto “pegador de vaquinha” está se iludindo, correndo só com pilotos de menor nível, o nível dele também seja prejudicado.

Que manutenções devo fazer?

Nunca ande com a moto suja, logo após uma corrida ou treino lave a moto e o filtro de ar (com sabão em pó mesmo) e coloque óleo de filtro retirando o excesso. Dê um reaperto geral na moto. Se for 4t, a cada 4 horas troque o óleo do motor e a cada 8, o filtro de óleo. Crie uma planilha e anote a data/tempo de uso da moto. Assim fará as manutenções no período especificado pelo manual.


Texto: Yuri BY-CROSS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Taddy Blazusiak anuncia sua aposentadoria!

O tetracampeão do Mundial de Super Enduro Taddy Blazusiak anunciou que irá se aposentar na primeira etapa do Campeonato do Mundo de SuperEnduro, que dará início na Polónia. Ele, que criou o Red Bull 111 Megawatt, deixará as pistas no próximo ano.

Em 2014, Blazusiak saiu vitorioso no primeiro evento do Mundial de Super Enduro do Brasil. Tive a oportunidade de presenciar este momento e confirmar todo o talento do piloto. Blazusiak levou o Super Enduro a outro patamar. Era magnífico ver suas quedas e depois de algumas voltas, vê-lo assumindo o primeiro lugar.
E, parece não ser muita coisa, mas lembro como se fosse ontem, eu entregando a bandeira do Brasil para que ele a segurasse no pódio. Um pequeno gesto que será lembrado para sempre!



‘Eu tenho pensado muito sobre tomar esta decisão, ao longo de algum tempo. Eu sempre disse a mim mesmo que iria decidir, assim que eu sentisse que seria uma atitude correta. Corri um pouco por todo o mundo. Treinei e participei em cada corrida como se não houvesse amanhã. Conquistei mais titula que nunca imaginei que ira conseguir, estou grato por todas as memórias e por todos os meus anos de competição. Quero agradecer a toda a minha família, especialmente ao meu irmão Wojciech, por todo o trabalho árduo e ao meu amigo Alex Doringer. E quero deixar um agradecimento especial ao CEO da KTM, Mr. Stefan Pierer, assim como ao Director Desportivo, Pit Beirer, pela oportunidade que me deram para eu correr atras dos meus sonhos. Obrigado a todas as pessoas da KTM Factory Racing e à Red Bull, assim como a todos os meus patrocinadores. Agradeço, também, a todos os meus fãs e a todo o seu apoio.’  Disse o piloto.

Taddy a caminho do pódio com o piloto Alfredo Gomes à frente


Abaixo, segue seu histórico de vitórias:

DESTAQUES 2014 Campeão do Mundo SuperEnduro
DESTAQUES 2013Campeão do Mundo SuperEnduro Campeão da AMA Endurocross X-Games Brasil Medalha de Ouro X-Games L.A. Medalha de Ouro 
DESTAQUES 2012Campeão do Mundo SuperEnduro Campeão da AMA Endurocross DESTAQUES 2011Campeão do Mundo SuperEnduro Campeão do Endurocross AMA Medalha de Ouro X-Games 2011 Vencedor Erzberg Rodeo '11 
DESTAQUES 2010Indoor Enduro World Cap Vencedor Campeão da AMA Endurocross Vencedor Erzberg Rodeo '10
DESTAQUES 2009Campeão da AMA Endurocross 2º lugar Indoor Enduro World Cup Vencedor Erzberg Rodeo '09 Vencedor The Tough One - Extreme Enduro, Reino Unido Vencedor Hell's Gate Extreme Enduro Ciocco, Itália 
DESTAQUES 20082º lugar FIM Indoor Enduro World Cup Vencedor Erzberg Rodeo '08 Vencedor Hell's Gate Extreme Enduro Ciocco, Itália Vencedor Rodeo-X Enduro Cross Linz, Áustria 2º lugar The Tough One - Extreme Enduro, Reino Unido 
DESTAQUES 2007 Vencedor Erzberg Rodeo `07 Vencedor Enduro Cross Las Vegas, EUA Vencedor Last Man Standing Bulcher, EUA 2º lugar Indoor Enduro Munique, Alemanha 5º lugar Indoor Enduro Barcelona, ​​Espanha 07 7º Campeonato Mundial de Trial Indoor '06 8º no Campeonato do Mundo de Trial '04 Campeão Europeu de Prova '03 2º lugar no Trial Junior World Championship 7 vezes Campeão Internacional de Triunfo Polonês 2 vezes Campeão Internacional Internacional de Trial Indoor

Cairoli tem algo a prova em 2017




Shaun Simpson mudou de equipe e em 2017 vai tentar lutar pelo título de MXGP, ele que entende que Antonio Cairoli tem algo a provar em 2017.

Cairoli venceu vários campeonatos seguidos e em 2015 foi destronado pelo rookie Romain Febvre. Este ano outro rookie brilhou nos crossódromos mundiais, Tim Gajser, que surpreendeu tudo e todos.

Para o britânico, este ano Cairoli deve começar o ano sedento para mostrar o seu talento ímpar a todos, ainda que tenha um rookie de peso este ano, Jeffrey Herlings, que compete numa KTM como a sua.

‘Acho que 2017 tem tudo para ser mais um grande ano’, disse Simpson ao MXLarge:

– Alguns pilotos abandonam o mundial, como o David Philippaerts, e temos novos pilotos chegando… Vai ser interessante. O Febvre quer redimir-se, o Cairoli tem algo a provar, o Paulin mudou de equipe e o Desalle foi uma surpresa [negativa] e vai querer melhorar.

Fonte: http://www.motoraid.com.br/mx-cairoli-tem-algo-a-prova-em-2017/

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Como preparar a XR 250 Tornado para Trilha




Esta moto foi lançada pela Honda num momento muito especial do mercado.
 
O motociclismo off road estava em franco crescimento com muita gente iniciando nas diversas modalidades do esporte e, ao mesmo tempo, o dólar subindo para as alturas e jogando um balde de água fria no seguimento das importadas especiais.

A Tornado oferece uma opção bem mais econômica que as importadas e, quando bem preparada, tem um desempenho bastante satisfatório.

Além disso seu preço não cai tanto após o uso e pode ser montada e vendida como moto de rua o que garante uma maior liquidez.

Suas peças de reposição não são cotadas em dólar e são facilmente encontradas nas mais de 500 concessionárias Honda espalhadas pelo país.



PONTOS POSITIVOS:

A Tornado tem um bom projeto. sua ciclística é seu ponto forte e segue a boa tradição da Honda nesse aspecto, a posição de pilotagem é muito boa e o conjunto assento, tanque, laterais, pedaleiras e quidão foram bem projetados para o uso off e permitem boa movimentação do piloto.

É uma moto resistente ao uso pesado, seu freio dianteiro é muito bom, a opção pelo freio traseiro a tambor foi considerada um "pecado" na época do lançamento, mas na trilha ele surpreende pela boa vedação e progressividade, só perdendo para o disco na freqüência de manutenção.



A moto tem uma boa altura do solo e os pedais ficam numa posição razoavelmente bem protegida. Seu motor tem uma tecnologia bastante atual com duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro.

O câmbio de seis marchas também ajuda com um bom escalonamento das marchas.

A partida elétrica facilita muito a vida do piloto. Os aros são da melhor qualidade DID, japoneses, e a balança traseira é de alumínio.



TEM COISA QUE PRECISA MELHORAR:

No uso off road a Tornado tem vários pontos que deixam um pouco a desejar, e é aí que a TECNO RACING entra:

PESO:

A Tornado é uma moto pesada em comparação com as importadas, por isso todos acessórios desnecessários devem ser removidos. Algumas peças de ferro e aço podem ser trocadas por alumínio.

Para compensar a moto tem seu centro de gravidade muito baixo, o que dá uma sensação de leveza e agilidade na hora da pilotagem.

CARBURAÇÃO:

Seu carburador é do tipo à vácuo, e precisa de ser preparado para que a resposta do motor seja mais rápida nas acelerações.

FILTRO DE AR:

O original é de papel e com vedação precária, inadequado para situações de muita poeira.

Além disso tem uma entrada de ar muito restrita devendo ser modificado.

ESCAPAMENTO:

Muito pesado e muito fechado visando atender às normas da legislação anti ruído. Tem de ser trocado por um escape mais livre. Obs: não basta colocar uma ponteira que faça mais barulho.

É importante que o escape seja dimensionado corretamente para que haja ganho de potência e resposta de aceleração.

IGNIÇÃO:

Existe um limitador eletrônico que "corta" a subida de giro muito cedo.

GUIA DE CORRENTE:

O original é precário e deve ser trocado por um mais eficiente.

RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO:

A original é muito "longa" devendo ser reduzida.

PNEUS:

Do tipo on-on-off, devem ser substituídos por pneus de cross.
É necessário instalar travas para que os pneus não girem no aro quando calibrados à baixa pressão.



SUSPENSÕES:

Este item merece a maior atenção e muitos pilotos não dão a devida importância para uma suspensão bem ajustada.

A tornado tem suspensões muito macias para o off road o que afeta dramaticamente uma pilotagem mais rápida.

Além disso teve seu curso reduzido para permitir aos pilotos mais baixos deslizar as canelas e diminuir a altura da moto, o que acaba por prejudicar o desempenho e reduzir a altura livre do solo.



Fonte: www.tecnoracing.com.br . . .
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