O motociclismo off road estava em franco crescimento com muita gente iniciando nas diversas modalidades do esporte e, ao mesmo tempo, o dólar subindo para as alturas e jogando um balde de água fria no seguimento das importadas especiais.
A Tornado oferece uma opção bem mais econômica que as importadas e, quando bem preparada, tem um desempenho bastante satisfatório.
Além disso seu preço não cai tanto após o uso e pode ser montada e vendida como moto de rua o que garante uma maior liquidez.
Suas peças de reposição não são cotadas em dólar e são facilmente encontradas nas mais de 500 concessionárias Honda espalhadas pelo país.
PONTOS POSITIVOS:
A Tornado tem um bom projeto. sua ciclística é seu ponto forte e segue a boa tradição da Honda nesse aspecto, a posição de pilotagem é muito boa e o conjunto assento, tanque, laterais, pedaleiras e quidão foram bem projetados para o uso off e permitem boa movimentação do piloto.
É uma moto resistente ao uso pesado, seu freio dianteiro é muito bom, a opção pelo freio traseiro a tambor foi considerada um "pecado" na época do lançamento, mas na trilha ele surpreende pela boa vedação e progressividade, só perdendo para o disco na freqüência de manutenção.
A moto tem uma boa altura do solo e os pedais ficam numa posição razoavelmente bem protegida. Seu motor tem uma tecnologia bastante atual com duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro.
O câmbio de seis marchas também ajuda com um bom escalonamento das marchas.
A partida elétrica facilita muito a vida do piloto. Os aros são da melhor qualidade DID, japoneses, e a balança traseira é de alumínio.
TEM COISA QUE PRECISA MELHORAR:
No uso off road a Tornado tem vários pontos que deixam um pouco a desejar, e é aí que a TECNO RACING entra:
PESO:
A Tornado é uma moto pesada em comparação com as importadas, por isso todos acessórios desnecessários devem ser removidos. Algumas peças de ferro e aço podem ser trocadas por alumínio.
Para compensar a moto tem seu centro de gravidade muito baixo, o que dá uma sensação de leveza e agilidade na hora da pilotagem.
CARBURAÇÃO:
Seu carburador é do tipo à vácuo, e precisa de ser preparado para que a resposta do motor seja mais rápida nas acelerações.
FILTRO DE AR:
O original é de papel e com vedação precária, inadequado para situações de muita poeira.
Além disso tem uma entrada de ar muito restrita devendo ser modificado.
ESCAPAMENTO:
Muito pesado e muito fechado visando atender às normas da legislação anti ruído. Tem de ser trocado por um escape mais livre. Obs: não basta colocar uma ponteira que faça mais barulho.
É importante que o escape seja dimensionado corretamente para que haja ganho de potência e resposta de aceleração.
IGNIÇÃO:
Existe um limitador eletrônico que "corta" a subida de giro muito cedo.
GUIA DE CORRENTE:
O original é precário e deve ser trocado por um mais eficiente.
RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO:
A original é muito "longa" devendo ser reduzida.
PNEUS:
Do tipo on-on-off, devem ser substituídos por pneus de cross.
É necessário instalar travas para que os pneus não girem no aro quando calibrados à baixa pressão.
SUSPENSÕES:
Este item merece a maior atenção e muitos pilotos não dão a devida importância para uma suspensão bem ajustada.
A tornado tem suspensões muito macias para o off road o que afeta dramaticamente uma pilotagem mais rápida.
Além disso teve seu curso reduzido para permitir aos pilotos mais baixos deslizar as canelas e diminuir a altura da moto, o que acaba por prejudicar o desempenho e reduzir a altura livre do solo.
Fonte: www.tecnoracing.com.br . . .
A Tornado tem um bom projeto. sua ciclística é seu ponto forte e segue a boa tradição da Honda nesse aspecto, a posição de pilotagem é muito boa e o conjunto assento, tanque, laterais, pedaleiras e quidão foram bem projetados para o uso off e permitem boa movimentação do piloto.
É uma moto resistente ao uso pesado, seu freio dianteiro é muito bom, a opção pelo freio traseiro a tambor foi considerada um "pecado" na época do lançamento, mas na trilha ele surpreende pela boa vedação e progressividade, só perdendo para o disco na freqüência de manutenção.
A moto tem uma boa altura do solo e os pedais ficam numa posição razoavelmente bem protegida. Seu motor tem uma tecnologia bastante atual com duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro.
O câmbio de seis marchas também ajuda com um bom escalonamento das marchas.
A partida elétrica facilita muito a vida do piloto. Os aros são da melhor qualidade DID, japoneses, e a balança traseira é de alumínio.
TEM COISA QUE PRECISA MELHORAR:
No uso off road a Tornado tem vários pontos que deixam um pouco a desejar, e é aí que a TECNO RACING entra:
PESO:
A Tornado é uma moto pesada em comparação com as importadas, por isso todos acessórios desnecessários devem ser removidos. Algumas peças de ferro e aço podem ser trocadas por alumínio.
Para compensar a moto tem seu centro de gravidade muito baixo, o que dá uma sensação de leveza e agilidade na hora da pilotagem.
CARBURAÇÃO:
Seu carburador é do tipo à vácuo, e precisa de ser preparado para que a resposta do motor seja mais rápida nas acelerações.
FILTRO DE AR:
O original é de papel e com vedação precária, inadequado para situações de muita poeira.
Além disso tem uma entrada de ar muito restrita devendo ser modificado.
ESCAPAMENTO:
Muito pesado e muito fechado visando atender às normas da legislação anti ruído. Tem de ser trocado por um escape mais livre. Obs: não basta colocar uma ponteira que faça mais barulho.
É importante que o escape seja dimensionado corretamente para que haja ganho de potência e resposta de aceleração.
IGNIÇÃO:
Existe um limitador eletrônico que "corta" a subida de giro muito cedo.
GUIA DE CORRENTE:
O original é precário e deve ser trocado por um mais eficiente.
RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO:
A original é muito "longa" devendo ser reduzida.
PNEUS:
Do tipo on-on-off, devem ser substituídos por pneus de cross.
É necessário instalar travas para que os pneus não girem no aro quando calibrados à baixa pressão.
SUSPENSÕES:
Este item merece a maior atenção e muitos pilotos não dão a devida importância para uma suspensão bem ajustada.
A tornado tem suspensões muito macias para o off road o que afeta dramaticamente uma pilotagem mais rápida.
Além disso teve seu curso reduzido para permitir aos pilotos mais baixos deslizar as canelas e diminuir a altura da moto, o que acaba por prejudicar o desempenho e reduzir a altura livre do solo.
Fonte: www.tecnoracing.com.br . . .
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