Olá Pessoal, vamos começar uma série de matérias que poderão ajudar muito que ainda não pode comprar uma moto própria pro esporte, e opta em preparar uma moto de rua.
Hoje falaremos da XTZ 125 da Yamaha, moto lançada em setembro de 2002 para competir com a Honda XLR 125R.
Nos anos 90 a opção de entrada no mundo das trilhas era sem dúvidas a DT 180, porém com o passar dos anos as motos 4 tempos foram tomando conta do mercado e a XTZ tornou-se uma ótima opção para curte uma volta nos fins de semana. Claro que a moto tem suas limitações, o motor de 125 cilindradas é valente e com alguns ajustes na carburação e na relação pode romper morros íngremes.
Uma vantagem da XTZ 125 é seu cômodo, onde o piloto desliza sobre a moto sem dificuldade. Seu peso é um grande diferencial, por ela ser leve (em torno de 100 quilos), a trilha fica menos desgastante.
Abaixo estão algumas preparações para trilhar com sua XTZ, As que estão de vermelho são as essenciais!
Relação.
- Coroa 54 dentes ou mais
- Pião 14 original ou o de 13 (de cg 125 antiga, cg bolinha) Você vai perder na alta mais vai ficar com muita força em baixas rotações
- Lubrifique sempre, com óleo grosso (pode ser o óleo de motor já usado, queimado) ou graxa branca para corrente de moto.
Motor
- Carburador da CG 150.
- Comando bravo.
- Filtro de gasolina pequeno, para evitar entrar sujeira no carburador
- KIT sobre medida no seu cilindro original +3,5mm (Kit 140cc).
- Troque de óleo a cada três ou quatro trilha e verifique sempre o nível do óleo ANTES das trilhas.
- Vela iridium.
- Troca do escape por um menos restritivo.
- Curva de escape redimencionada
- Uumedeça o filtro de ar com óleo 2 tempos.
Suspensão
- Na suspensão dianteira revise tudo e adicione mais 10 ml de óleo em cada bengala. Se as molas estiverem “cansadas”, um pouco mais baixo que o normal, coloque um “cauço” de 5 cm em cada bengala. Este cauço é feito com pedaço de uma outra mola igual, corte 5 cm e adicione a mola original).
- Na suspensão traseira coloque a regulagem no máximo.
Outros
- Retire tudo o que não vai usar na trilha/cross e que fatalmente ira quebrar e machucar alguém numa queda: porta placa traseiro, conjunto de piscas e lanterna traseira, espelhos retrovisores, pedaleira traseira. O farol é opcional.
- Não retire o apoio de não do passageiro, pois ele pode te ajudar a desatolar a moto
- Não retire o descanço lateral.
- Não retire a chave
- Não retire o corta corrente.
- Pedaleiras mais larga
- Retire a capa do pião, para facilitar a limpeza e evitar juntar lixo/lama.
- Retire o protetor de corrente.
- Protetor de motor.
- Protetor de mão.
- Coloque um bom guidão, pois o original e muito fraco e entorta muito fácil
- Guia de corrente
- E é claro , um bom par de Pneus para trilha, cuidado para não colocar um pneu muito grande na roda traseira, pois a moto além de ficar pesada, o motor terá que trabalhar mais para romper no barro.
E lembre-se
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Fala galera, muito massa essas dicas!
ResponderExcluirTenho uma xtz 125 que uso pra trilhas leves e estradão e usei um pneu 110/100 18 na traseira, mas achei muito grande pra ela. Como preciso trocar queria a opinião de quem conhece, será que coloco o 100/100 ou 90/90 que falam q a moto fica mais leve. Tenho 80kg.
Abraço!
Obrigado
Quantas cc com comando bravo abri os duto carburador d de pistão 3mm
ResponderExcluirUna pregunta chicos saben si a mi xtz 125 se le puede acoplar el sistema de arrastre de la crf 230 o 250 de antemano gracias por suscomentriis
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