Comunicação
Sempre que possível, leve um telefone celular e os números de locais e pessoas que você possa precisar, como por exemplo: o hotel que você está indo, o mecânico etc.
Lembre-se que alguns celulares tem cobertura limitada, como é o caso de celulares de cartão. Leve sempre cartões de orelhão!! (obs: certifique-se que não estejam amassados, senão não funcionam)
Check-up
Desnecessário lembrar que a moto deve estar em condições para a viagem. Por menor que seja a distância, você vai estar longe de casa e isto aumenta muito um pequeno problema.
Dentre os itens normais de manutenção preventiva, dê especial atenção:
Condições e calibragem dos pneus
Nível do óleo, verificando se a distância não excederá a hora da próxima troca
Nível do fluido de refrigeração (quando aplicável)
Condições dos freios
Fixação dos retrovisores
Regulagem do motor
Com o auxílio de mapa, programar as paradas de acordo com a autonomia da moto e seus limites pessoais. Aconselha-se uma parada a cada 100 km aproximadamente. Para viagens longas, os primeiros 100 ou 200 km não mostram o cansaço, mas acredite, as não-paradas farão muita falta no final.
Para programar as paradas pode-se contar com a ajuda de mapas rodoviários que mostram postos de abastecimento e paradas.
Na internet pode-se obter mapas no site www.estradas.com.br (e outros mais). Ou então por meio de guias especializados adquiridos nas bancas de jornais e revistas.
Quando em grupo, deve-se lembrar que as máquinas e as pessoas têm limites e necessidades distintas. Cabe aos "mais fortes" auxiliarem os "mais fracos", e não o contrário. É uma questão de conversar antes da viagem.
Advertência
Se uma moto ou carro, normalmente com dois ocupantes chega rápido em você e não te ultrapassa, procure o primeiro posto policial ou parada, pode ser uma tentativa de assalto.
Em caso de pane e sem garupa, não deixe a moto na estrada. Procure parar um caminhão ou pick-up e transporte a moto até lugar seguro. No transporte sem cordas para amarrar, coloque a moto transversalmente, se possível, arme o descanso lateral, posicione-se no lado oposto ao descanso e peça ao motorista para ir devagar.
Se a garupa for mulher, é mais seguro ela ir procurar socorro. Dê preferencia a um carro de família para ela, e você fica com a moto. Se for possível, esconda a moto na vegetação e fique escondido e espreitando você também. Vai que os ladrões passem por ali... melhor que não te vejam nem a moto.
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